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Hotelaria e Turismo PT

Novidades, curiosidades, notícias e tendências. Para opiniões reais sobre hotéis e restaurantes, siga a nossa rúbrica: Viagens a 2!

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5 idéias para melhorar a estratégia e plano de marketing online do seu hotel

1. Escolha o domínio correcto para o representar na internet. 

Por exemplo, se o seu Hotel se chama Hotel Avenida Nova, o seu domínio poderia ser www.hotelavenidanova.com ou www.hotelavenidanova.pt.

 

2. Adquira um website próprio, com capacidade de aceitar reservas online.
Como é possível esperar que as suas reservas directas aumentem, se a grande maioria dos seus clientes reserva online e não o encontram? É normal que o façam através de OTAs como a Booking, Expedia ou outras. Encontre uma empresa que lhe faça um website à medida, com integração de motor de reservas para garantir que quem vai ao seu site, reserva consigo!

 

3. Garanta que o seu novo website funciona bem em todos os dispositivos.
Mobile is King! Segundo a Criteo, as reservas mobile aumentaram de 12% para 23% quando comparado o 2Q de 2014 com o 2Q 2015 (01 Janeiro a 31 Março). As OTAs tem sido muito bem sucedidas em gerar mais reservas através de smartphones, 21% de todas as reservas, contra 7% de todas as reservas nos sites de marca dos hotéis. Além disso, sabia que a Google penaliza websites que não são mobile-friendly?


4. Use políticas de preços que protejam (ou pelo menos não prejudiquem) os seus canais directos.
É de senso comum que se um canal de vendas tiver melhor preço que os restantes, tendencialmente os clientes reservarão nesse canal. Não permita que qualquer outro canal tenha preços melhores que o seu próprio website. No caso do seu canal voz, até poderá permitir um desconto especial para “indecisos”, i.e. para clientes que ligam para o hotel mas que depois hesitam em reservar, um desconto exclusivo de 10%, um upgrade ou qualquer outro added value pode ajudar a que a reserva seja feita no momento. As ofertas / descontos devem ser lançadas primeiro nos seus canais directos e depois nos restantes.

 

5. Invista no seu canal directo, não no dos outros!
No exemplo acima, foram pagos quase 200.000€ em comissões no período de 1 ano. Com apenas uma fracção desse valor (8-12%) é possível ter um bom site com reservas online, um plano de marketing com acções relevantes, construir uma comunidade forte em redes sociais com interesse no seu hotel e ainda colocar algum valor de lado para campanhas digitais em momentos importantes do ano, como o Verão, a Páscoa, a Passagem de Ano ou algum evento especial na sua região.

 

Gostou das dicas? Ainda bem!

As dicas acima são as únicas existentes? Claro que NÃO!

 

Existem muitas outras coisas que não escrevemos (ainda) e que poderão ser de muita utilidade:

 

- Publicidade no Google;

- Protecção de Marca;

- Melhoria de posicionamento online;

- Publicidade em redes sociais;

- Email marketing;

- Reforço do conteúdo visual (fotos e vídeos);

- Reforço do conteúdo escrito (textos e idiomas);

 

o seu website - a sua casa