Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hotelaria e Turismo PT

Novidades, curiosidades, notícias e tendências. Para opiniões reais sobre hotéis e restaurantes, siga a nossa rúbrica: Viagens a 2!

Hotelaria e Turismo PT

Novidades, curiosidades, notícias e tendências. Para opiniões reais sobre hotéis e restaurantes, siga a nossa rúbrica: Viagens a 2!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

A agencia de viagens online Strawberry World já morreu?

A resposta é…NÃO!

 

Bem pelo contrário, está muito viva e agora chama-se Ambarella Limited (localizada em Nassau nas Bahamas…) ou Nijinsky Ltd (localizada em Bournemouth no Reino Unido), dependendo do website ex-Strawberry World que o utilizador esteja a aceder.

Michael Heavey - owner Strawberry World - Ambarell

 

Apesar de vários relatos da sua falência, inclusive da amplamente publicitada assembleia de credores em Agosto de 2013 que aprovava a sua falência, a Strawberry World que faliu oficialmente como empresa a 14-06-2013 após um mal sucedido PER (Processo Especial de Revitalização) não morreu mas tão simplesmente renasceu das cinzas como uma fénix! Agora responde pelo nome de Ambarella Limited que como iremos provar abaixo é apenas a antiga Strawberry World a fazer o que sempre fez,  mas com outro nome e registada na República das Bananas…Bahamas!

 

Comecemos pelo principio:

A Strawberry World tinha tinha como objeto social “actividades de agência de viagem” com o CAE 79110 e segundo o seu director Michael Heavy, a Strawberry World era uma especíe de benção dos céus para o Turismo Nacional e para os hotéis portugueses.

 

Na realidade e após uma observação bem fácil, não faziam mais que aproveitar a ineficiência dos hoteis em matéria de marketing digital e através da criação de websites para os hotéis abordados (que inclusive a Strawberry cobrava…), utilizavam a marca, identidade gráfica e respectivos conteúdos desses hotéis para em conjunto com técnicas de SEO Blackhat “sequestrar” as pesquisas de marca e fazer-se cobrar 20-25% de comissão pelas reservas que daí resultavam.

 

O negócio florescia e em pouco anos tornaram-se uma referência de relevo no mercado turístico nacional.

 

Por resultado de más politicas de investimento ou qualquer outra coisa que agora pouco importa, começaram a desviar fundos da empresa Strawberry World para outras empresas detidas por pelo menos um dos seus sócios, o Sr. Michael Heavey (terá sido a Nijinsky Ltd?).

 

Estes fundos eram não apenas resultado das comissões recebidas, mas era também dinheiro de clientes que pagavam à Strawberry por conta de férias que iriam ainda usufruir.

 

Claro está que vários clientes nunca chegaram a usufruir dessas merecidas e já pagas férias e outros tiveram que pagar as mesmas férias 2 vezes. Resultado: foram depositadas na Direcção de Turismo da Madeira mais de 170 queixas contra a empresa e dívidas de 6,2 Milhões de Euros a credores.  

 

Mais dados da antiga Strawberry World:

Morada: Rua do Gorgulho C com Eden Mar - Lj 25, 9000-107 FUNCHAL

NIF 511 157 134.

 

STRAWBERRY WORLD – NIJINKSY LTD

 

As ligações da antiga Strawberry World à Nijinsky Ltd começam logo pelos antigos websites da Strawberry, o www.strawberry-world.com e o www.strawberry-world.net.

 

Apesar de já não estarem a funcionar, estes websites continuam pertença da Nijinsky Ltd, que está (esteve) associada à Strawberry World.

 

Inclusive o responsável de registro é o Sr. Andrew Blee, ex-IT Manager da Strawberry World como o seu próprio perfil de Linkedin indica.

 

Linkedin Andrew Bleek ex-IT Manager Strawberry

  Linkedin do Sr. Andrew Blee, ex-IT Manager da Strawberry World

 

Ao pesquisarmos na internet por Nijinsky Ltd, facilmente chegamos à conclusão das ligações:

http://travel-agent.b99.co.uk/bournemouth/nijinsky-ltd/

www.manta.com/ic/mvmjvkm/gb/nijinsky-ltd

  

 

STRAWBERRY WORLD – NIJINKSY LTD – AMBARELLA LIMITED

 

É também bastante óbvia a ligação entre a Nijinsky Ltd e a Ambarella Limited visto a grande maioria dos websites ex-Strawberry World estarem registados nestes dois registar/nomes.

 

AMBARELLA LIMITED

LYFORD MANOR, LYFORD CAY

WEST BAY STREET, P.O. BOX N-4918

NASSAU – BAHAMAS

Email: AmbarellaLtd@gmail.com

Registro em Nome de: Gerard Power

 

NIJINSKY LTD - Travel Agency

Bournemouth, BH6 3JX, United Kingdom

Phone: (120) 242-4411

Company Contacts: Michael Gerad Heavey – Director

NAICS CODE: 561510 (Travel Agencies)

 

Registro Madeira-Live.com no Who.is

who.is madeira-live com.jpg

 

 

Registro Strawberry-World.net no Who.is

strawberry-world.net whois.jpg

 

 

Registro Strawberry-World.com no Who.is

strawberry-world.com whois.jpg

  

Para percebermos como a “teia” está montada, damos o exemplo de um dos websites espelho da ex-Strawberry World actual Nijinsky Ltd / Ambarella Ltd:

 

O exemplo do hotel Real Bellavista que já utilizamos antes.

 

O www.realbellavistahotel.com que estava registado em nome da Strawberry World – Michael Heavey, está agora registado em nome desconhecido mas o servidor mantêm-se o mesmo: domaindevils.net (traduzindo literalmente “Demônios dos Domínios” o que não deixa de ser irónico) .

 

discountrentacars.jpg

 

Mais uma ajuda para o caso: o website www.DiscountRentacar.com

 

Uma análise mais cuidada deste website explica tudo:

O registo do website DISCOUNTRENTACAR.COM está em nome da empresa Ambarella Limited e o dono do website DISCOUNTRENTACAR.COM é o Sr. Michael Heavy… ex-dono da Strawberry World. Mais uma vez, servidores da Domaindevils.com e email de registro da Strawberry...

 

discountrentacars1.jpg

 

 Os registos de DNS então são fabulosamente explicitos: ns9.domaindevils.net. lilio.strawberry-world.com. 2015073000 86400 7200 3600000 86400

discountrentacars.jpg

 

Ainda existem dúvidas de que a Strawberry World e a Ambarella Limited e a Nijinsky Ltd são exactamente a mesma empresa detida/gerida pelo Sr. Michael Heavy ou Mike Heavy para os amigos?

 

Outros websites também geridos pela Ambarella Limited ex-Strawberry World

Além dos websites acima, a Ambarella Limited detêm muitos outros websites que já foram da sua mãe Strawberry World. Para os mais incautos, deixamos aqui uma listagem:

 

http://www.visitar-lisbon.com/ 
http://www.visitar-algarve.com/ 
http://www.portugal-live.net/ 
http://www.sw-hotelguide.com/ 
http://www.madeira-portugal.com/ 
http://www.madeira-holidays.com/ 
http://www.madeira-web.com/ 
http://www.madeira-live.com/
http://www.sw-hotelguide.com/
http://www.porto-santo.com/
http://www.azores-islands.info/
http://www.spain-grancanaria.com/
http://www.spain-tenerife.com/
http://www.spain-lanzarote.com/
http://www.discountrentacar.com/

 

É fácil de perceber que esta situação protagonizada em Portugal acontece também noutras paragens...

 

Esperemos que este artigo tenha ajudado a perceber como operam empresas do tipo Strawberry World que utilizam sites espelho para desviar vendas que iriam legitimamente parar aos seus "clientes".

 

AVISO: Além da Strawberry, existem muitas outras empresas semelhantes a operar no mercado por isso, não se deixem enganar!