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Hotelaria e Turismo em Portugal

Novidades, curiosidades, notícias, tendências e artigos de opinião sobre a hotelaria e o turismo em Portugal.

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Ter | 17.11.15

Tripadvisor e os comentários falsos!

tripadvisor.jpg

 

Desde à muitos anos que a TripAdvisor tem sido objeto de rumores contra os comentários contidos no seu website.

 

Particularmente hoteleiros e donos de restaurantes, consideram que uma parte dos comentários presentes no maior site de viagens do mundo, são comentários injustos porque podem ser postados por qualquer pessoa, inclusive quem nunca foi ao hotel ou restaurante em casa (ao contrário da Booking.com que apenas permite comentários de utilizadores que comprovadamente ficaram no hotel).

 

Outros, vão mais longe e insinuam que existem comentários totalmente falsos, postados com o intuito de manipular resultados e rankings no website. Esses comentários alegadamente feitos pela concorrência, são por vezes irrealisticamente positivos para o estabelecimento que pretendem “ajudar” ou incorrectamente negativos para o estabelecimento que pretendem “prejudicar”.

 

Apesar de a Tripadvisor sempre dizer que monitoriza todos estes comportamentos e que age de modo a impedi-los, a realidade é que casos recentes como os do falso restaurante La Scaletta criado pela revista “Italia a Tavola”, que fabricou um restaurante imaginário de raiz, atribuindo vários comentários muito positivos de 5 estrelas, fazendo que o referido restaurante ficasse em 1º lugar para restaurantes na localidade de Moniga del Garda na região de Bréscia, retiram confiança do público em geral neste cada vez maior website de opiniões (e agora reservas).    

 

Apesar de o Tripadvisor ter removido este “restaurante”, mas só após ter sido informado da existência de um artigo no “Italia a Tavola” a informar o que tinham feito, ficou a certeza plena para o público em geral de que não só é possivel a manipulação de comentários no Tripadvisor, como se forem cautelosos talvez nunca venham a ser apanhados.

 

Este exemplo, é aliás sintomático de uma relação de amor-ódio entre os italianos e a Tripadvisor, porque não nos podemos esquecer que em Dezembro 2014, a Autoridade da Concorrência Italiana multou a Tripadvisor em €500,000 como consequência de queixas de práticas de negócio abusivas submetidas pela Associação Nacional de Hoteleiros em conjunto com uma Agencia de Proteção do Consumidor (similar à Deco).

 

Directamente relacionado com esta inoperabilidade, muitas empresas sem escrupulo tentam vender posicionamento no Tripadvisor a hoteis e restaurantes (raramente a hoteis e restaurantes de cadeias e menos comum em Portugal).

 

Quem está na industria à alguns anos, talvez já tenha sido abordado por um destes “amigos” que promete aumentar-lhes o destaque neste website, utilizando para isso outros “amigos” e esquemas que favorecem a colocação de comentários em quantidade e qualidade suficientes para aumentar muito o seu rating e consequente ranking na página, algo que está em completo desacordo com algumas das normas de utilização do website.

 

Aparentemente, só agora a Tripadvisor descobriu a existência disto…

 

Assim, num press release feito pelo seu CEO Steven Kaufer, o Tripadvisor avisa hoteleiros, donos de restaurantes e outros estabelecimentos da existência destas tentativas de actividade fraudulenta.  

 

Aparentemente não existe uma razão específica para o envio desta carta, apesar de na nossa opinião parecer que se trata de algum compromisso com Autoridades da Concorrência que à semelhança da Autoridade Italiana se preparariam para aplicar avultadas multas.

 

Aqui está uma cópia da carta (em inglês).   

carta ceo tripadvisor.jpg

 

 

Fonte: Tnooz

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