AMOMA.com – Opiniões e Informação sobre Quem São!
Temos tido aqui muitas perguntas sobre a Amoma, por isso, aqui vai!
Desde que se estreou no seu lançamento no mercado em 2014 a agência de viagens online Amoma sempre levantou suspeitas.
É fácil perceber o porquê da desconfiança!
Um recém-entrado no mercado das OTAS (agências de viagens online) que rapidamente aparece muito bem posicionado em alguns dos principais meta-search mundias como a Trivago, Kayak ou Skyscanner, levanta sempre algumas suspeitas.
Maior suspeita, pedidos de opiniões e informações sobre a Amoma se levantaram quando o mercado começou a verificar que de forma sistematica a Amoma apresenta tarifas mais baixas que as principais referências neste mercado online, como são a Booking.com, Expedia, Hotels.com, TravelRepublic ou Orbitz.
Então quem é a Amoma?
A Amoma é uma agência de viagens online com aparente ligação à antiga Olotels e Planigo. A Planigo e a sua empresa mãe QCNS faliram em 2010 e a Olotels que deu uma de “David Copperfield” e desapareceu em 2014...
Referências:
- https://pt.trustpilot.com/review/olotels.com (referência de ligação entre Olotels e Amoma)
- http://ge.ch/hrcintapp/externalCompanyReport.action?companyOfsUid=CHE-369.842.269&lang=DE (referência de ligação entre Planigo, Olotels e Amoma)
Como é que a Amoma tem preços mais baratos?
O modelo de negócio da Amoma é receber preços directamente de Tour Operadores com distribuição online como a Hotelbeds / BedsOnline, Abreu Online, MTS / OTS, Miki, GTA, Tourico ou Expedia.
Estes operadores recorrem a alguns “truques” (sim, também são uma parte do problema#) e contratam preços estáticos (as tarifas FIT, acrónimo de Fully Independent Traveller), mas depois alimentam a Amoma e outras OTAs com esses preços, que por vezes são mais baixos que os preços de venda ao público (PVPs) encontrados online em até 25-30%!
Estes operadores normalmente recebem estes preços descontandos, com o racional de que eles apenas são distribuidores dos mesmos para outras agências de viagens e/ou outros operadores, logo, os 25% de desconto servem para que esse operador retenha uma % do valor e passe o restante através da cadeia de distribuição até que o valor de venda ao público seja igual ou superior aos 200 €.
Infelizmente, muitos operadores exclusivamente online ou híbridos (com capacidade de distribuição online e offline) utilizam estes preços FIT para alimentar directamente as agências online e ainda pior, sem colocar o markup correcto.
Exemplo:
Fiz uma pesquisa por um hotel de 4* em Praga e após alguma pesquisa fiquei inclinado para o Hotel Grand Majestic Plaza (fica muito perto da praça da cidade velha).
A data escolhida foi de 02 a 05 de Agosto, 2 pessoas, e os preços que encontrei na Trivago exemplificam o que se passa no mundo da distribuição hoteleira...Assim já é mais fácil perceber o porquê dos grandes descontos online.
Na Trivago, estão vários preços disponíveis que são mais baratos que na Booking e no próprio site do hotel.
Na Roomdi (parte da Traveltool, do grupo Logitravel, mais uns depois da 7ideas):
Para não existirem dúvidas de que a Roomdi é mesma a Traveltool / Logitravel:
As contas até nem são difíceis de fazer:
BAR Flexível = 200 € (PVP para estadia de 1 noite, encontrado no site do hotel ou na Booking)
Tarifa FIT = 150 € é o preço dado a um operador (200 € - 25%).
O tour operador faz um markup de +10% sobre os 150€ (150 € + 10% = 165€) e envia para um site (OTA) que coloca +15% de comissão = 189,75€ PVP.
Ora se o site do hotel vende a 200 € e na internet, um operador vende a 189,75 €, é muito provável que a compra aconteça fora do site do hotel (toda a gente gosta de poupar)...
Agora que já sabemos porque isto acontece e para não nos desviarmos muito do tema, vamos olhar um pouco para o perfil dos gestores da Amoma.
Porque é que a Amoma não é um negócio sustentável
Então se eles estão a receber tanto tráfego e garantem tantas reservas - o que é um facto indesmentível, porque razão são um negócio insustentável???
Boa pergunta :)
É que a grande maioria do tráfego deles vem directamente do seu posicionamento em Metasearchs – principalmente na Trivago (imagem 1 e 2), logo é tráfego pago, ao contrário do que acontece quando alguém pesquisa directamente no Google e encontra o seu site, ou melhor, quando volta ao seu site porque já o conhece.
Como recebem uma comissão média de 10-12% sobre as reservas confirmadas e os custos para estarem presentes na Trivago são entre 7-8% no caso deles (porque investem dezenas milhões de euros), é fácil perceber o que poderá / irá brevemente acontecer caso continuem com este modelo de negócio (é claro que o desejo deles é ir agarrando os clientes e torná-los clientes leais, mas não esquecer que o cliente foi primeiro ao metasearch...).
Caso continuem assim, vão acabar por implodir como a Planigo e a Olotels, que os predecederam!
Imagem 1
62,48% do tráfego total é de referrals. Os referrals (a verde) são a grande maioria do trafego e vem maioritariamente de sites tipo metasearch.
Imagem 2
Os principais "fornecedores" de tráfego são metasearch como a Trivago, TripAdvisor ou HotelsCombined.
Em conclusão
Seja a Amoma, Roomdi, 7ideas ou qualquer outra, estas agências de viagens online são muito suspeitas e baseadas num modelo de negócio que esconde o “sol com a peneira”.
É verdade que toda a gente tem de ganhar a vida, mas será preciso mesmo mais explicações para perceber que mais dia menos dia, estas “empresas” tendem a fechar as portas?
Depois de várias falências, sempre com os mesmos prejudicados (hotéis, clientes e operadores honestos), seria bom que todos aprendessemos depressa a lição.
Abraço
João
Notas.
Este post não pretende dar a entender que a Amoma, Roomdi ou qualquer outra empresa aqui mencionada conduz o seu negócio de forma ilegal ou propositadamente ilícita. Ainda assim, pretende-se chamar a atenção para aquilo que se considera um comportamento de risco.
# Muitos tour operadores baixam markup não porque isso esteja na sua génese, mas porque tem de sobreviver e caso não o façam, não alimentam muitas destas agencias de viagens online que depois acabam por (num processo automático) selecionar outros fornecedores i.e. tour operadores.