Belmonte Sinai Hotel – o 1º Hotel Kosher em Portugal
Belmonte sempre me fascinou! Talvez porque adoro o Distrito de Castelo Branco, porque sempre gostei da Vila de Belmonte com o seu ar misterioso, ou simplesmente porque sou um fã da Pousada de Belmonte, onde sempre dormi e comi como um Rei!!
Esta semana, por motivos profissionais, recordei-me de Belmonte e ao saber das diversas e positivas mudanças que a Vila tem tido, resolvi escrever sobre uma das últimas: o novo Belmonte Sinai Hotel.
Abriu recentemente o primeiro hotel Kosher em Portugal, o Belmonte Sinai Hotel no concelho de Belmonte, um dos mais antigos concelhos de Portugal, famoso por ser o berço de nascimento do navegador português Pedro Álvares Cabral e também pela extensa comunidade religiosa lá radicada.
A Vila de Belmonte está particularmente associada à história de resistência da comunidade judaica sefardita às cruéis perseguições religiosas que na Idade Média (século quatorze) tomaram de assalto a Península Ibérica e que através do seu braço religioso/político armado, a Inquisição, entre outras coisas obrigavam todos os judeus e muçulmanos, ou simplesmente todos os não-católicos a “arrependerem-se” e a professarem-se católicos tornando-se cristãos novos, ou em alternativa a deixarem Portugal.
Algus grupos de judeus, chamados popularmente de “marranos”, decidiram-se por uma abordagem diferente e ao invés de se converterem ou então fugir do país, decidiram radicar-se em áreas rurais do interior de Portugal, permanecendo então com os seus customes e tradições judaicas originais. Belmonte, foi uma destas áreas rurais escolhidas e por vários séculos, esta comunidade conseguiu preservar praticamente todas as suas tradições e costumes religiosos.
Para celebrar e recordar esse passado, foi inaugurado em 2005 o cada vez mais visitado Museu Judaico de Belmonte, primeiro do seu género em Portugal.
Sobre o Belmonte Sinai Hotel
O Hotel Monte Sinai 3* resulta da reconversão de um antigo edifício situado estrategicamente no centro da Vila de Belmonte e a sua principal particularidade é a de oferecer características próprias muito procuradas pelos turistas judeus, com destaque claro para a gastronomia kosher, visto ser um dos poucos restaurantes em Portugal com certificação Kosher. A cozinha está a cargo do Chef André Soares.
O hotel em si tem 27 quartos, dos quais 24 quartos são standard, 2 quartos são suites e 1 quarto é para pessoas com mobilidade reduzida. Dos 27 quartos, 20 quartos são twin (i.e. 2 camas individuais que podem juntar-se e formar uma só cama de casal) e 7 quartos tem camas duplas.
Mais novidades para Belmonte
Segundo o Semanário Notícias da Covilhã, está já a ser estudado um 2º Hotel Kosher para a Vila de Belmonte, dotando esta pequena vila das capacidades para se tornar um ponto nevrálgico do turismo religioso Judaico em Portugal e na própria Península Ibérica.
Principais locais a visitar em Belmonte
Como não poderia deixar de ser, os principais pontos de interesse turístico em Belmonte estão todos (ou quase) relacionados com a forte representatividade judaica:
- A Torre de Centum Cellas
- O Museu Judaico de Belmonte
- A Sinagoga de Belmonte
- O Museu dos Descobrimentos
- O Castelo de Belmonte
- A Pousada de Belmonte
- O Eco-Museu do Zêzere
Fotografia do Castelo de Belmonte.
Fonte: www.cm-belmonte.com
Se ainda não conhece Belmonte, então está na altura certa de o fazer! Prepare-se para uma Vila histórica, com muitos locais interessantes para descobrir e uma atmosfera rica e intensa carregada de simbolismos.
PS - caso desejem saber um pouco mais sobre a alimentação Kosher, podem visitar o website www.kosherportugal.com