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Hotelaria e Turismo em Portugal

Novidades, curiosidades, notícias, tendências e artigos de opinião sobre a hotelaria e o turismo em Portugal.

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Sex | 17.06.22

Departamento de vendas e marketing de hotéis: funções e como se correlacionam

Explicação de 15 segundos:

O departamento de vendas e marketing de um hotel é responsável por gerar interesse para hotel e receita através da venda de quartos, salas e outros produtos e serviços aos hóspedes.

 

Esta é a versão simples e rápida. Agora vamos a uma explicação mais detalhada:

 

Diferentes funções no departamento de vendas de um hotel

Existem muitas funções diferentes que compõem o departamento de vendas, e cada uma é fundamental para o sucesso de toda a operação.

Neste post exploramos essas funções e como elas funcionam juntas para gerar negócio de forma sustentada e previsível.

O departamento de vendas é composto por várias equipes diferentes, cada uma com sua própria área de foco:

 

  • A equipa de vendas, que é responsável por gerar leads e convertê-las em vendas (muito importante ter um CRM de vendas) num determinado segmento ou mesmo para todos, no caso de hotéis mais pequenos e com equipas multidisciplinares.
  • A equipa de marketing, que cria materiais promocionais e campanhas para gerar interesse no hotel.
  • A equipa de reservas, que cuida das reservas e garante que os quartos estão disponíveis para os hóspedes. 
  • A equipa de Eventos, que gere toda a logística das funções e eventos realizados no hotel (no caso de hotéis com capacidade para isso).
  • A equipa de revenue ou otimização de receita, que se preocupa exclusivamente em vender bem i.e. vender ao melhor preço possível, tendo em consideração o budget definido, o mercado e o público alvo do hotel.

 

A gestão de canais diretos (website, app e call center) e canais indiretos (OTAs, wholesalers, metasearch) poderá estar dividida entre vários departamento diferentes mas que no final, pertencem e contribuem todos para vendas e marketing.

 

departamento de vendas e marketing de hotel

 

Cada uma destas equipas trabalha em conjunto com 2 objetivos comuns:

  • Garantir que os hóspedes tem uma experiência positiva desde o momento em que começam a pesquisar sua estadia até muito depois do check-out.
  • Garantir que o hotel atinge os seus budgets de receita, entregando mais lucro (GOP*) aos seus proprietários.

 

Quando as vendas, revenue, marketing, reservas e os coordenadores de eventos trabalham juntos de forma integrada, isso resulta em hóspedes felizes e num hotel de sucesso.

 

Se estiver interessado em trabalhar com vendas em um hotel, ou qualquer outro tipo de vendas, é importante entender as diferentes funções do departamento de vendas e como elas funcionam juntas.

 

Fique atento aos próximos posts, onde exploraremos cada uma dessas funções com mais detalhes!