Destinia.com – A primeira agência de viagens online Espanhola
Apresentamos a Destinia.com!
Se já pesquisaram ou reservaram online um hotel, um apartamento ou uma viagem de avião é muito provável que se tenham deparado com a Destinia.com ou Destinia.pt.
Achamos que a Destinia é muito mais que uma agência de viagens passageira. Tem uma identidade visual e corporativa interessante e uma história que vale a pena conhecer e por isso mesmo, decidimos falar um pouco mais sobre ela. Quando começou a marca e principamente algumas das razões porque achamos que a Destinia.com é interessante quer para o turismo, quer para a hotelaria em Portugal.
A história da Destinia.com
A Destinia.com nasceu em 2001 impulsionada pelo espírito empreendedor de dois amigos, um egípcio e um australiano. Já em 1999 começaram com umas experiências com o guia Interhotel (pertença da Global Travel Bookings SLU) e apesar de financeiramente a aventura não ter corrido bem, receberam ensinamentos que mais tarde lhes foram muito úteis na abertura e gestão da primeira OTA espanhola, a Destinia.com. É provável que a inspiração para estes investimentos tenha surgido do exemplo da Expedia ou da Priceline que já na altura eram marcas conhecidas, principalmente no mercado Americano.
O objectivo inicial da Destinia era o de vender estadias (acomodação) em hotéis, apartamentos e outras unidades de alojamento, tentando contratar unidades com qualidade mais reconhecida e por isso, acedendo a valores médios de estadia mais elevados.
Logo em Janeiro de 2002, a introdução da Cadeia Hoteleira Paradores de España na oferta da Destinia trouxe qualidade e reconhecimento a esta nova agência online, o que aliás foi muito bem aproveitado porque alguns meses mais tarde, implementaram um motor de pesquisa para reservas online de voos, permitindo escolher tarifas, datas de voo, itinerários com gateways de entrada e saída em diversos destinos e companhias aéreas – uma oferta avançada e pouco comum para a altura.
No início de 2003, lançam a possibilidade de reservas online de viagens temáticas e no final do ano, são apresentadas as versões portuguesas e italianas do website. Entre 2004 e 2006 chegam as versões catalã, holandesa e alemã. Ainda em 2006, a Destinia.com torna-se pioneira (em Espanha) na venda online de viagens ao espaço e voos em gravidade zero, numa operação conjunto com a Space Adventures.
Em 2007, um marco histórico: a Destinia abre a sua operação no Médio Oriente começando com escritórios no Cairo – Egipto e mais tarde alargando para a Arábia Saudita e para os Emirados Árabes Unidos.
Em 2008 e 2009, continua a expansão: seguem-se os idiomas dos países Nórdicos, Coreia, Israel (hebreu) e Chinês seguidos do Polaco e Russo. Integram a vertente de seguros para ofercer uma maior garantia de segurança aos seus clientes de viagens. Em Decembro finalmente é adicionada a opção de Dynamic Packaging = Avião + Hotel.
Em 2010 é lançado o serviço de apoio ao cliente 24/7 focando numa maior qualidade de serviço.
2011 é um ano de muitas melhorias de oferta: a Destinia lança a opção de reserva online de viagens de comboio, cruzeiros e rent-a-car.
Em 2012 e com o incremento do mobile, são lançadas no início do ano as primeiras versões de website mobile e apps, primeiro Android e depois iOS. Em Novembro é lançada a possibilidade de reservar comboio + hotel.
Em 2013, o mais relevante é a possibilidade de reserva de estacionamento nos aeroportos e são acrescentadas os idiomas Turco e Finlandês.
Em 2014 é dado mais um passo na melhoria do serviço ao cliente: a Destina.com forma uma parceria em Espanha com a Reclamador.es e passa a processar queixas contra companhias aéreas com ajuda desse portal. Em Novembro é lançada a App “Hotel Near Me”. Passam a permitir o uso de Bitcoins para adquirir bilhetes de comboio.
2015 é um ano de grandes inovações na Destinia.com. A partir de Janeiro a Destinia permite reservas online de salas VIP em mais de 160 aeroportos. Em Maio torna-se a primeira OTA a informar quais as companhias aéreas com disponibilidade de refeições Halal a bordo. Lançam as reservas online de aluguer de motos. Primeira agência de viagens ocidental a abrir escritório em Teerão (Irão).
Como funciona a Destinia?
À semelhança de muitas outras agências online sem capacidade de ter equipas de contratação em todos os países onde operam, também a Destinia depende de contratação via terceiros. É comum receber preços e disponibilidade dos principais Online Tour Operators (OTOs) como a Hotelbeds, GTA-Travel, Tourico Holidays, CN Travel e muitos outros.
Esses preços são normalmente passados com uma comissão para a Destinia.com entre os 12-15% e como os OTOs recebem preços entre 20 e 25% abaixo dos preços públicos de venda, não é incomum ver a Destinia.com com preços de venda mais baratos (especialmente em alojamento) que a média do mercado.
A disponibilidade de voos é normalmente retirada de ligações GDS com a Amadeus e outros providers, que permite acesso imediato às melhores tarifas e disponibilidades de quase todas as companhias aéreas para todos (ou quase) os destinos do mundo.
Apesar de os lucros directos com a venda de passagens aéreas ser mais reduzido que na venda de cruzeiros, estadias ou mesmo rent-a-car, a venda online de voos continua a ser uma das âncoras mais fortes da venda online da Destinia.com porque permite depois agregar uma série de serviços adicionais.
Porque a Destinia é interessante para a Hotelaria e Turismo em Portugal
Do lado do cliente final
Ao contrário de outras agências online que se importam quase em exclusivo em vender o que é mais fácil e mais barato, com pouco serviço de apoio ao cliente e com regras pouco claras, deixando a promoção dos destinos a cargo dos próprios, a Destinia.com tem por hábito apostar em tecnologias e acções que suportam os seus clientes e apesar de poderem existir problemas – como em qualquer empresa de qualquer sector – são regra geral rápidos e eficientes a tratar de tudo e disponibilizar opções.
A vasta oferta de serviços, como o rent-a-car, voos, hotéis, cruzeiros, comboios, transfers e outros, permitem que o cliente obtenha do principio ao fim do processo de reserva diversas soluções de acordo com os seus gostos e/ou disponibilidade financeira.
Do lado do destino
A maioria das agencias online não ajudam a fazer destino, a promover. Simplesmente se aproveitam das pesquisas existentes e tentam converter o máximo que podem em reservas nas suas páginas.
A Destinia.com funciona de forma diferente. Faz muita publicidade que não é directamente apontada ao cliente que quer reservar, mas ao que procura saber mais do destino. Além disso, não faz apenas isso em ambiente online, mas também em offline o que é uma mais valia clara e diferenciadora.
Exemplos?
Campanhas de marketing sensorial no metro de Madrird a promover o destino da La Rioja em Espanha.
Vídeo aqui:
Por tudo isto, e porque conseguimos sempre Viagens e Hoteis a bons preços , achamos realmente que a Destinia.com é uma excelente escolha!
Já experimentaram a Destinia? Ou outra OTA?
Partilhem conosco!!!
Um abraço,
João & Maria
Fontes: Destinia.com e Amuda.com