Diferenças entre colocar quarto em Out-Of-Order (OOO) e Out-Of-Service (OOS)
Primeiro um disclaimer: usamos as expressões inglesas de Out-Of-Order e de Out-Of-Service porque são realmente as mais utilizadas, mesmo na hotelaria portuguesa.
- Out of Order: Fora de Ordem
- Out of Service: Fora de Serviço
Parecem estados similares mas não são. Mesmo que na maioria dos PMS (Property Management Systems aka Sistemas de Gestão de Propriedade) o procedimento para um e outro seja similar, existem razões bem diferentes para se escolher um ou outro estado.
O Out-of-Service (OOS) é prática comum quando um quarto ou sala de reuniões não está em condições de ser utilizada por um curto período de tempo, seja por necessitar de pequenas reparações, uma remodelação menor, etc..
O Out-of-Ordem (OOO) é em tudo similar mas como é previsto para situações mais demoradas, implica retirar o inventário (sala ou quarto) das estatísticas associadas. Assim, ao retirar um report de ocupação, os quartos colocados em OOO não contam para os dados retirados.
Exemplos práticos entre quartos em OOS e OOO:
14 quartos em OOS, no dia 15-12-2018, num inventário total de 100 quartos.
Quartos ocupados no dia: 80
Ocupação % total do dia: 80% (80 / 100)
14 quartos em OOO, no dia 15-12-2018, num inventário total de 100 quartos.
Quartos ocupados no dia: 80
Ocupação % total do dia: 93% (80/86)
Notas importantes:
1) Como facilmente se percebe, é mesmo mais sério um estado de Out-of-Order porque retira o inventário da disponibilidade do hotel / alojamento. Por isso mesmo, é prática comum que inventário passe para Out-of-Order apenas após aprovação do General Manager ou do Conselho de Administração;
2) Inventário com estado de “ocupado”, não pode ser transferido para estado de Out-of-Order ou Out-of-Service porque contraria o objetivo destes estados terem sido criados;
Esperamos que seja útil a explicação.