Dom | 18.12.22
Quais as diferenças entre REVPAR e GOPPAR e porque isso é importante para os hotéis
Saber a diferença entre REVPAR e GOPPAR e analisar as duas métricas é muito importante.
No mundo hoteleiro que tantas vezes é assente em vendas intermediadas, ofertas, promoções e descontos, rapidamente se pode perder a noção de quanto realmente estamos a lucrar com cada quarto disponível.
REVPAR vs GOPPAR
O REVPAR ou receita por quarto disponível é uma medida do desempenho da receita de um hotel, calculada por se dividir a receita total de quartos pelo número de quartos disponíveis.
É uma métrica útil para a gestão hoteleira porque reflete a procura pelos quartos e a tarifa pela qual os quartos estão a ser vendidos.
O GOPPAR ou Gross Operating Profit per Available Room é uma medida da lucro de um hotel, calculada dividindo-se o lucro operacional bruto total pelo número de quartos disponíveis.
No meu entender o GOPPAR é uma métrica mais útil do que o REVPAR porque leva em consideração as despesas e receitas do hotel e mostra a quantidade de lucro que o hotel está a gerar a partir de cada quarto disponível.
De qualquer modo, tanto o REVPAR como o GOPPAR são métricas importantes e que os hotéis devem acompanhar e fazer refletir nos seus orçamentos anuais, porque fornecem diferentes níveis de informações sobre o desempenho financeiro do hotel.
No entanto, e para frisar a diferença mais importante entre as duas métricas:
O REVPAR mede o desempenho da receita por quarto disponível, enquanto o GOPPAR mede a lucratividade por quarto disponível.
O REVPAR considera apenas a receita de hospedagem, enquanto o GOPPAR considera uma gama mais ampla de despesas e receitas, incluindo receitas e custos de alimentos e bebidas, recursos humanos e outras despesas operacionais.
O REVPAR é mais focado na procura e na tarifa, enquanto o GOPPAR analisa o desempenho financeiro geral do hotel (fazendo uma média de lucratividade por quarto).
No seu hotel, olha mais o REVPAR ou para o GOPPAR?